quarta-feira, 7 de maio de 2008

Teleduc


O TelEduc é um ambiente para educação a distância ou para apoio à educação presencial, pelo qual se pode realizar cursos na Internet. É um projeto no qual o NIED (Núcleo de Informática Aplicada a Educação) e o IC (Instituto de Computação) da UNICAMP trabalham conjuntamente.
O ambiente controla o acesso de formadores, coordenadores, aprendizes, convidados e visitantes por meio de um esquema de autenticação de acesso aos cursos. É necessário uma identificação pessoal (login) e uma senha, que são solicitadas pra que o curso seja acessado.
A página de entrada de um curso desenvolvido no TelEduc apresenta as ferramentas que serão utilizadas à esquerda e o conteúdo correspondente àquela determinada ferramenta à direita da tela. Esta homepage é automaticamente aberta na ferramenta agenda quando o site é acessado. Na agenda são colocadas informações que seriam fornecidas normalmente no início de um curso presencial. Seu conteúdo é atualizado de acordo com a dinâmica do curso.

Cada curso apoiado pelo ambiente TelEduc pode utilizar um subconjunto de ferramentas disponíveis e a escolha de quais ferramentas serão utilizadas depende da metodologia adotada por cada formador.
As ferramentas disponíveis para todos os que acessam o sistema são assim descritas no tutorial:
1) estrutura do ambiente: contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc;
2) dinâmica do curso: contém informações sobre a metodologia e a organização geral do curso;
3) agenda: é a página de entrada do ambiente e do curso em andamento. Traz a programação de um determinado período do curso (diária, semanal, etc.).;
4) avaliações: lista as avaliações em andamento no curso;
5) atividades: apresenta as atividades a serem realizadas durante o curso;
6) material de apoio: apresenta informações úteis relacionadas à temática do curso, subsidiando o desenvolvimento das atividades propostas;
7) leituras: apresenta artigos relacionados à temática do curso, podendo incluir sugestões de revistas, jornais, endereços na Web, etc.;
8) perguntas freqüentes: contém a relação das perguntas realizadas com maior freqüência durante o curso e suas respectivas respostas;
9) enquetes: ferramenta para criação de enquetes;
10) exercícios: ferramenta para criação/edição e gerenciamento de exercícios com questões dissertativas, de múltipla-escolha, de associar colunas e de verdadeiro ou falso.;
11) parada obrigatória: contém materiais que visam desencadear reflexões e discussões entre os participantes ao longo do curso;
12) mural: espaço reservado para que todos os participantes possam disponibilizar informações consideradas relevantes para o contexto do curso;
13) fóruns de discussão: permite acesso a uma página que contém tópicos que estão em discussão naquele momento do curso. O acompanhamento da discussão se dá por meio da visualização de forma estruturada das mensagens já enviadas e, a participação, por meio do envio de mensagens;
14) bate-papo: permite uma conversa em tempo-real entre os alunos do curso e os formadores. Os horários de bate-papo com a presença dos formadores são, geralmente, informados na Agenda. Se houver interesse do grupo de alunos, o bate-papo pode ser utilizado em outros horários;
15) correio: trata-se de um sistema de correio eletrônico interno ao ambiente. Assim, todos os participantes de um curso podem enviar e receber mensagens através deste correio. Todos, a cada acesso, devem consultar seu conteúdo recurso a fim de verificar as novas mensagens recebidas;
16) grupos: permite a criação de grupos de pessoas para facilitar a distribuição e/ou desenvolvimento de tarefas.;
17) perfil: trata-se de um espaço reservado para que cada participante do curso possa se apresentar aos demais de maneira informal, descrevendo suas principais características, além de permitir a edição de dados pessoais. O objetivo fundamental do Perfil é fornecer um mecanismo para que os participantes possam se "conhecer a distância" visando ações de comprometimento entre o grupo. Além disso favorece a escolha de parceiros para o desenvolvimento de atividades do curso (formação de grupos de pessoas com interesses em comum);
18) diário de bordo: como o nome sugere, trata-se de um espaço reservado para que cada participante possa registrar suas experiências ao longo do curso: sucessos, dificuldades, dúvidas, anseios visando proporcionar meios que desencadeiem um processo reflexivo a respeito do seu processo de aprendizagem. As anotações pessoais podem ser compartilhadas ou não com os demais. Em caso positivo, podem ser lidas e/ou comentadas pelas outras pessoas, servindo também como um outro meio de comunicação;
19) portfólio: nesta ferramenta os participantes do curso (individualmente ou em grupo) podem armazenar textos e arquivos utilizados e/ou desenvolvidos durante o curso, bem como endereços da Internet. Esses dados podem ser particulares, compartilhados apenas com os formadores ou compartilhados com todos os participantes do curso. Cada participante pode ver os demais portfólios e comentá-los se assim o desejar.;
20) acessos: permite acompanhar a freqüência de acesso dos usuários ao curso e às suas ferramentas.;
21) intermap: Permite aos formadores visualizar a interação dos participantes do curso nas ferramentas Correio, Fóruns de Discussão e Bate-Papo, facilitando o acompanhamento do curso.;
22) configurar: permite alterar configurações pessoais no ambiente tais como: senha, idioma e notificação de novidades.

As ferramentas descritas a seguir são de uso exclusivo dos formadores e do coordenador do curso:

Visualizar / Alterar Dados e Cronograma do Curso
Escolher e Destacar Ferramentas do Curso
Inscrever Alunos e Formadores
Gerenciamento de Inscrições, Alunos e Formadores
Alterar Nomenclatura do Coordenador
Enviar Senha

Além disso, os usuários contam com um suporte que possibilita que obtenha auxílio através de e-mail.

Nenhum comentário: