"O blackboard foi criado em 1997, tendo como co-fundadores Matthew Pittinsky, Michael Chasen e Daniel Cane. Foi desenvolvido em colaboração com membros do corpo docente da Universidade Cornell, com a intenção de fornecer a educadores e professores de diversas áreas um ambiente em que fosse possível montar um curso virtual. A versão comentada aqui se refere a 4.0, de dezembro de 1999.
Esse programa possui uma interface para desenho de curso que combina ferramentas educacionaos e administrativas e, assim como o Webct, é divulgado como de fácil manipulação, baixo custo, altamente flexível e prático. Como não requer conhecimento especializado de HTML ou de qualquer outra habilidademais avançada na área de computação gráfica, nem programas de autoria complementares, este courseware viabiliza aos professores a criação de cursos na Internet, seguindo o manual, sem que seja necessário conhecimento prévio e específico em computação. Os professores/instrutores e/ou designers podem adicionar componentes on-line a suas aulas, abrigar um curso completo na web e publicar materiais suplementares para seus cursos presenciais".
Trecho de FERREIRA, A. et al. Ferramentas de autoria de curso baseado em web, um estudo e uma experiência (relato de um grupo de pesquisa). In: COLLINS, H; FERREIRA, A (Org.) Relatos de experiência de ensino e aprendizagem de línguas na Internet. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 215-244.
Nenhum comentário:
Postar um comentário