terça-feira, 13 de maio de 2008

MAIS SOBRE MOODLE

OLÁ!

A Julieta fez um comentário interessante e espero que alguém saiba mais detalhes.
Qualquer pessoa pode conduzir um curso utilizando o moodle?

Copiei do moodlebook este trecho:

2.2 Usuários
Para começar a utilizar um ambiente Moodle é necessário ser usuário cadastrado.
As categorias de usuários possíveis são listadas na Tabela 2.1 e o acesso a
elas depende de ações do administrador e, no caso de matrícula em um curso,
de informações fornecidas pelo professor.

Visitante: Pode acessar o ambiente e as informações constantes da tela de abertura do ambiente. Pode visitar disciplinas que permitam o acesso de visitantes (sem código de inscrição) e ver o
conteúdo delas. Não pode participar de atividades que valham nota.

Usuário: Pode acessar o ambiente e as informações constantes da tela de abertura do ambiente. Tem os mesmos privilégios de acesso a disciplinas que os visitantes.

Aluno: Usuário matriculado em um curso. Tem acesso a todas as atividades e materiais do
curso.

Monitor: Tem acesso a um curso e às atividades de um professor: corrigir trabalhos, verificar notas, etc. Não pode alterar o conteúdo de um curso.

Professor: Tem acesso aos cursos em que está designado como professor e pode promover alterações na tela de abertura além de incluir ou remover atividades e materiais.

Criador de cursos: Pode criar novos cursos no ambiente.

Administrador: Tem acesso a todos as instâncias da instalação e pode modificá-las.

Para saber mais sobre o moodle, temos a referência do MOODLEBOOK:
http://www.moodle.ufu.br/livro_moodle.pdf

Abraços

Valeska

10 comentários:

Vera Menezes disse...

A Vanessa fez o download do Moodle para sua págian pessoal e pode falar mais sobre isso.

Julieta Sueldo Boedo disse...

Oi gente,
Localizei a mensagem da vanessa no fórum anterior, onde ela dá o site: www.vanessarodrigues.net/web2
Também espero mais informações dela sobre o uso do Moodle. Bjs, Julieta

Grupo 4 - Seminário sobre web 2.0 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Grupo 4 - Seminário sobre web 2.0 disse...

Grupo 4 - Seminário sobre web 2.0 disse...

Olá Grupo 2 e Julieta!

Respondendo a pergunta da Julieta:
Qualquer pessoa pode conduzir um curso utilizando o moodle?

Sim,qualquer pessoa que tenha a disposição um site para hospedar a plataforma MOODLE poderá gerenciá-lo e oferecer qualquer curso na WEB.
Se vc não tiver um site pessoal,vc poderá contratar um site que oferece planos de hospedagem para o Moodle oferecendo inclusive suporte tecnico.

Como eu tenho um site, eu instalei o Moodle para ter um ambiente de encontro com os meus alunos.

Analisando do ponto de vista técnico,o único obstáculo será na instalação no seu servidor, pq a gente precisa estabelecer uma conexão entre o moodle com o banco de dados criado só para ele.
O servidor tem que aceitar a linguagem PHP. Depois de ter feito isso, a sua interface e as opções de idiomas ajudam na construção do curso.
Se na sua escola, por exemplo, tiver algum auxilio do técnico de informática, ele poderá fazer essa parte para vc.

Um ponto que eu acho favorável para nós educadores é o fato do Moodle ser um software livre.Isso nos ajuda pq não precisa comprar o programa e além disso,o seu código fonte( a parte de linguagem de programação, HTML,etc...) é disponibilizado para os programadores analizarem, estudarem para que haja uma atualização e aperfeicoamento nas futuras versões.

Na divisão que vc fez, eu assumirei o papel de professor, administrador e criador de curso. Eu gerencio tudo, o funcionamento do curso,o nivel de restrição dos visitantes. E ainda terei como ver a frequencia dos alunos como a hora que eles logaram, quais áreas que eles visitaram (como no Teleduc).

O Moodle oferece muitos recursos, eu ainda estou aprendendo, principalmente na elaboração de atividade,provas online.

Quando eu não conhecia o Moodle, eu criticava muito,mas acredito que não só eu mas outras pessoas são assim. Primeiro se faz a critica e só depois que a gente toma conhecimento, passa a estudar e a utilizar, conseguimos enxergar o valor do objeto.Isso aconteceu comigo pq eu só tinha o Teleduc como referencia de plataforma para o EAD.

Mas a minha participação no IngRede fez abrir os meus "horizontes" em relação ao Moodle e passei a estudá-lo para conhecer melhor as suas ferramentas e o seu potencial para o EAD.
Se o Moodle não fosse bom, ele nao seria usado por universidades federais, ou cursos particulares no Brasil e no exterior.

Vou finalizar o meu post gigantesco.
Para vc conhecer essa o outras plataformas existentes na web, visite o site
http://www.opensourcecms.com/ no link e-learning.
Alem de ter o acesso no meu site tb! :-)

Um abraço e espero que eu tenha lhe ajudado.
Vanessa - grupo 4
web2 no ensino

Julieta Sueldo Boedo disse...

Vanessa, com certeza ajudou e muito! E fique tranquila que já visitei seu site, também o seu curso no moodle como visitante, vi os sites que você criou, tudo! Parabéns pelo trabalho! Gostei muito, inclusive do seu trabalho de final de curso, aquele site de curso de inglês tem alguns pontos muito interessante. Eu estou em processo de criação do site do meu curso e por isso presto atenção em tudo, pena que eu não te conheci antes para te contratar, agora já estou trabalhando com outra pessoa. Assim que o site estiver pronto, o que pode demorar ainda, envio o link para vocês.
Abraços e obrigada pelas dicas, Julieta.

Fátima Franco disse...

Oi, pessoal:
parabéns pelo blog e pelo seminário.E quanto ao Moodle, realmente ele é ótimo, quando há necessidade de se usar um AVA.
Sucesso no seminário.

Daniervelin Pereira disse...

Olá, pessoal,

Legal saber o outro ponto de vista de uso do Moodle: o lado de quem administra o sistema. Sem dúvidas é uma colaboração fundamental para quem quiser experimentar o ambiente com seus alunos.
Vasculhando o site sugerido pela Vanessa: o do opensourcecms, encontrei ainda um outro ambiente educacional, mas na forma de blog: http://edublogs.org/. É gratuito e tem muito suporte voltado para as características do ensino. Ele é um cliente do WordPress.com que serve para hospedar revistas, blogs institucionais, blogs pessoais e com objetivos específicos, como o Edublog. Penso que merece ser avaliado como uma opção de ambiente de aprendizagem por nós.

Abrs,
Dani

Olga Brasil disse...

Ola pessoal!!

Todos estão bastante interessados no Moodle. O arquivo abaixo contém informações extras sobre o Moodle além de ser amigável

Abraços e parabéns ao grupo

http://uab.unb.br/file.php/1/moddata/data/1/2/1/chapter01.pdf.

Vanessa Bohn disse...

oi Olga!

Entrei no endereço que vc postou e o arquivo nao foi encontrado.

Dani, sobre o edublogs eu só conhecia por blogs que eu tenho salvo na minha lista de favoritos.
Vc acredita que eu nao sabia que ele era um blog voltado para a educação? Agora que vc falou eu fui no link "about us" do site.
mt boa a sua dica!

Abraços
Vanessa
Grupo 4

Andrei Lima disse...

Um bom local para hospedar com suporte a Moodle
Pois ela possui total suporte e a possibilidade de instalação do Wordpress via dotnetpainel. de uma maneira intuitava e muito simples.

http://inter.net.br/