domingo, 11 de maio de 2008

Anotações sobre os capítulos do livro Ambientes Virtuais de Aprendizagem de Rommel Melgaço Barbosa

BARBOSA, Rommel Melgaço (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005. 184 p.


Apresentação p. 13-16

A criação e uso de ambientes virtuais de aprendizagem têm crescido para auxílio em cursos presenciais e a distância, bem como para a criação e o gerenciamento de comunidades virtuais. Além de ambientes já consagrados como o Teleduc, Aulanet, etc., várias universidades e empresas vêm desenvolvendo e utilizando seus próprios ambientes. Ciente disso, o autor propõe coletar em uma obra temas acerca do ambiente virtual: editores de textos coletivos, fóruns, comunidades virtuais e ambientes virtuais de aprendizagem, nos quais professores pesquisadores relatam a utilização de vários recursos da informática em projetos, cursos a distância e no auxílio a cursos presenciais. Um dos objetivos durante a organização do livro foi construir uma comunidade virtual para trocas de experiências em um processo dinâmico e colaborativo. O site na Internet (http://eadgo.com/livro) permite ver o currículo e interagir com os autores, participar de fóruns, ver e sugerir links de assuntos afins.

OS RESUMOS DE TODOS OS CAPÍTULOS DESTA OBRA ESTÃO POSTADOS NO PORTFÓLIO DO GRUPO 2 NO TELEDUC E EM REFERÊNCIAS NO EPROINFO. Confiram!!!

4 comentários:

Julieta Sueldo Boedo disse...

Muito interessante a proposta do livro. Esse curso está abrindo um leque enorme de possibilidades de pesquisa e bibliografia, ótimo! Entrei no ambiente do livro como visitante, mas não tive coragem de entrar na lista de discussão, também por falta de tempo. Por isso fica a dúvida de até que ponto os autores conseguem a real participação de visitantes no AVA se não é dentro das exigências de uma disciplina? Ou seja, por mais que o site disponibiliza ferramentas para a interação com os autores, será que de fato ela acontece espontaneamente?
Beijos na madrugada, Julieta

José disse...

Julieta:

Até em esboçar resposta à sua pergunta, mas deixemos isso para outros(as) colegas...

A proposta do livro é interessante, e creio que todo este seminário será muito bom para todos(as) nós!

Boa sorte ao grupo 2 e a todos(as) nós!

José.

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM disse...

Julieta e José,

Ficamos felizes no interesse pelo livro. Para facilitar a escolha de algum dos capítulos para leitura, vocês podem acessar no Teleduc o meu portfólio individual que contém anotações sucintas sobre cada um dos capítulos.

Abraços

Valeska

Julieta Sueldo Boedo disse...

Oi José, não entendi a sua resposta... O que vc quis dizer? Beijos e besos, Julieta.