quarta-feira, 7 de maio de 2008

Eproinfo


E-PROINFO

O e-ProInfo é um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem que utiliza a Tecnologia Internet e permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino e aprendizagem.
O e-ProInfo é composto por dois websites: o site do Participante e o site do Administrador. Como o nosso objetivo é o de analisar a linguagem e as interações, nos ateremos em apresentar o site do Participante, especificamente as possibilidades de interação nesse site. O usuário tem a possibilidade de dois acessos, ao ambiente do curso e ao ambiente da turma. A interação poderá acontecer em qualquer um desses ambientes.
O ambiente do curso (cf. figura) é uma interface do e-ProInfo pela qual todos os alunos do curso passarão. Poderíamos compará-lo com a totalidade de uma escola. O ambiente da turma é uma interface do e-ProInfo onde todo usuário que estiver matriculado em uma turma terá acesso. Poderíamos compará-lo com uma sala de aula dentro de uma escola.
A interação e colaboração acontece especialmente na seção “Interação”. Essa sessão é composta das ferramentas i) Bate-papo, ii) Diário de Bordo, iii) Webmail, iv) Enquete, e v) Fórum.
Por meio da ferramenta “Bate-papo”, os participantes conversam com os colegas de turma ou com outras pessoas inscritas no seu curso, desde que seja convidado a participar pelo responsável da Sala.O funcionamento da ferramenta “Bate-papo” no ambiente de turma é o mesmo do ambiente de curso, porém com uma diferença importante: somente os participantes da turma em questão estarão habilitados a participar dos chats propostos. Ou seja, as salas de bate-papo que forem criadas em ambiente de turma, serão visualizadas e acessadas somente pelos aprendizes da turma em questão
A ferramenta “Diário de Bordo” serve ao propósito do aluno poder redigir e registrar diariamente suas anotações de qualquer natureza. É o documento mais importante no relacionamento tutor e aprendiz. Estas anotações poderão ser visualizadas e comentadas pelo professor da turma, mas não por outro aluno da turma. Pode ser uma forma de todos os facilitadores envolvidos no processo saber o que está acontecendo no dia a dia de cada um dos aprendizes.
A ferramenta “Webmail” permite que sejam enviadas mensagens eletrônicas aos participantes de um curso. Todos os nomes de possíveis destinatários serão apresentados para o usuário.O funcionamento da ferramenta “Webmail” dentro do ambiente de turma é igual ao funcionamento do “Webmail” no ambiente de curso, não existindo características que distinguem uma da outra. Existe o “Webmail” no ambiente de turma para facilitar a navegação, ou seja, para que o usuário não tenha que voltar ao ambiente de curso, quando quiser enviar uma mensagem para uma pessoa.
Usando a ferramenta “Enquete” o aluno poderá responder as enquetes dentro de um prazo pré determinado pelo criador da enquete, além de poder acompanhar o resultado parcial durante o período de atividade da enquete, e de saber o resultado final após o término da enquete. A diferença da “Enquete” do ambiente de curso com a “Enquete” do ambiente de turma, é que somente os participantes de uma turma específica poderão visualizar e participar da “Enquete” de sua turma. Já na “Enquete” do ambiente de curso, todos os alunos do curso, poderão visualizar e participar da Enquete.
À medida que o curso se desenvolve, irão surgindo debates que poderão ser conduzidos pelos professores por meio do “Fórum”. O “Fórum” do ambiente de turma possui características e funcionamento iguais aos do “Fórum” do ambiente de curso. Somente os participantes de uma turma específica poderão visualizar e participar do fórum de sua turma.
Em geral, todas as ferramentas inseridas em na seção “Interação” são apropriadas para reduzir os impactos da desterritorialização e destemporalização que acontecem na EAD.

Nenhum comentário: